A Igreja da Ordem Terceira do Carmo, também é conhecida como Capela dos Terceiros do Carmo, fica no Brás. O nome da igreja está relacionado com a ordem católica Carmelita, que possui três grupos distintos. O nome remete ao Monte Carmelo, em Israel, citado na Bíblia.

Na Ordem Terceira, os seguidores não usam o hábito e nem seguem as obrigações próprias dos religiosos. São leigos que cuidam de suas vidas pessoais separadamente da Igreja, mas mantém uma regra de conduta e fé.

A Ordem Terceira da Nossa Senhora do Monte do Carmo de São Paulo tenha sido criada em 1592. Nessa época, os Irmãos Terceiros, como eram chamados os participantes da Ordem Terceira do Carmo, foram acolhidos pelos frades carmelitas e passaram a dividir o espaço da igreja e do convento para realizarem suas práticas espirituais. A primeira igreja foi erguida em 1620.

O prédio atual foi construído originalmente em taipa de pilão, entre 1747 e 1758. Sua ampliação ocorreu entre 1772 e 1802, quado ganhou um novo frontispício, sob a responsabilidade do mestre-de-obras Bento de Oliveira Lima, que edificou outras obras da arquitetura religiosa da São Paulo colonial. Em 1929, o templo passou por uma ampla reforma, sendo parcialmente reconstruído. 

No interior da igreja, os altares laterais foram ornados com imagens de Cristo em sua Paixão, como é de costume nas igrejas de terciários carmelitas. E o belo altar-mor, em estilo rococó, é dedicado à Nossa Senhora do Carmo, ladeada por uma imagem de Santa Teresa e uma de São João da Cruz.

O teto da igreja – tanto no forro da nave central quanto da capela-mor – é ornado com belas  pinturas do padre Jesuíno do Monte Carmelo, artista que também fez pinturas artísticas em igrejas de Santos e em Itu.

Em 1906 houve nova reforma na igreja, e em 1922 outras modificações deixaram a igreja da forma em que se encontra hoje. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo órgão congênere do município (CONPRESP).

O templo católico fica na: Avenida Rangel Pestana, 230, perto da praça da Sé. As missas ocorrem de 2ª a 6ª às 12:15, sábado e domingo às 9:00. Mais informações pelo telefone: (11) 3242-8361.  

Compartilhar.

Comentários estão fechados.