A grande catedral no estilo neogótico construída no centro da cidade de São Paulo tem uma história de mais de 400 anos e está totalmente ligada à fundação da capital paulista.

Parte conhecida do centro histórico, a Catedral da Sé não é apenas um espaço de reuniões religiosas. Também possui uma história que encanta turistas e paulistanos.

Quem visita o Circuito de Compras pode fazer um tour pela grande igreja localizada na Praça da Sé. A região tem ligação rápida com a Rua 25 de Março e também com o bairro da Liberdade que começa na parte de trás do templo.

É possível fazer um passeio a pé, caminhando pelo centro antigo e conhecendo mais sobre a cidade de São Paulo.

Conheça algumas curiosidades interessantes sobre a Catedral da Sé:

1. Localização da primeira igreja

A primeira igreja matriz construída em 1589 na cidade de São Paulo estava localizada na Praça da Sé, onde hoje está o Monumento a Anchieta. Um pouco antes da Catedral que conhecemos hoje.

2. Mais de 40 anos de construção

Sua construção começou em 1913, mas o templo católico só foi inaugurado em 1954, ainda inacabado. Foram 41 anos de construção. O projeto é assinado pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl.

3. 400 anos de São Paulo

A inauguração aconteceu em 25 de janeiro de 1954, quando a cidade de São Paulo completou 400 anos.

4. Papa Pio XII

Para a missa especial de inauguração da Catedral da Sé, ministrada pelo então arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos, o Papa Pio XII enviou uma mensagem de felicitações.

5. Detalhes da obra

São 112 metros de comprimento por 47 de largura em uma construção de granito maciço. Foram usadas na construção 800 toneladas de “mármores raros, aplicados em diversos detalhes dentro da igreja.

6. Arte no Subterrâneo

Na parte subterrânea da Catedral da Sé estão esculturas feitas pelo renomado artista Fernando Leopoldo.

7. Mausoléu

Dentro da Catedral há uma cripta onde estão sepultados quinze corpos de bispos portugueses e brasileiros que atuaram na cidade de São Paulo.

Ali também encontramos o túmulo do cacique Tibiriçá, um dos primeiros índios a ser catequizado pelos padres jesuítas e que possibilitou a fundação da Cidade de São Paulo.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.