Mais de quatro milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2021, segundo dados oficiais do governo. Este ano, milhões de outras serão criadas, atendendo a nichos diversificados.

Antes de investir para abrir uma pequena empresa, é importante avaliar algumas questões que fazem diferença para se obter o sucesso profissional no empreendedorismo.

Planejando corretamente os primeiros passos, uma empresa consegue entrar no mercado com alicerces bem estabelecidos. Isso ajuda na conquista do público e a vender mais.

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Abaixo, cinco dicas práticas para quem está começando no empreendedorismo:

1. Escolha uma área que combina com o seu perfil

Antes de iniciar um negócio, é importante analisar se há identificação do proprietário com a área de atuação.

Escolher um segmento que combine com os interesses ou experiência prévia do dono ajudará a enfrentar os desafios da vida de empreendedor. Conhecer as marcas dos produtos ou maneiras de oferecer um serviço também é um diferencial.

2. Saiba desempenhar diferentes funções

Um empreendedor em início de carreira se torna responsável por várias atividades na empresa. Nem todos conseguem iniciar um negócio com vários empregados.

Ser multifunções é importante e o pequeno empresário deve estar preparado para enfrentar muitas horas de trabalho para fazer a empresa dar certo.

3. Analise os concorrentes

Antes de iniciar um negócio é importante estudar os concorrentes. Onde estão, o que eles fazem, como atuam e  como atendem os clientes. Com essas informações é possível avaliar seus pontos fortes e fracos em relação a eles.

Uma maneira de se sobressair no mercado é não cometer mesmo os erros dos concorrentes, entregando sempre o melhor serviço.

4. Aprenda sobre organização financeira

O descontrole financeiro pode levar uma empresa à falência. Portanto, aprender como controlar as entradas e saídas é fundamental para manter o negócio funcionando no azul.

Um passo importante é não misturar finanças pessoais com as da empresa. O ideal é abrir uma conta de Pessoa Jurídica. Isso facilitará a distinção das entradas e saídas, possibilitando acompanhar melhor o fluxo de caixa e o capital de giro.

5. Invista em marketing

Há uma máxima bastante conhecida: “propaganda é a alma do negócio!”. Por isso é importante estabelecer um plano de marketing. Ele auxiliará a direcionar as ações para atrair um público qualificado interessado em comprar numa determinada loja.

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