Mais de quatro milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2021, segundo dados oficiais do governo. Este ano, milhões de outras serão criadas, atendendo a nichos diversificados.
Antes de investir para abrir uma pequena empresa, é importante avaliar algumas questões que fazem diferença para se obter o sucesso profissional no empreendedorismo.
Planejando corretamente os primeiros passos, uma empresa consegue entrar no mercado com alicerces bem estabelecidos. Isso ajuda na conquista do público e a vender mais.
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Abaixo, cinco dicas práticas para quem está começando no empreendedorismo:
1. Escolha uma área que combina com o seu perfil
Antes de iniciar um negócio, é importante analisar se há identificação do proprietário com a área de atuação.
Escolher um segmento que combine com os interesses ou experiência prévia do dono ajudará a enfrentar os desafios da vida de empreendedor. Conhecer as marcas dos produtos ou maneiras de oferecer um serviço também é um diferencial.
2. Saiba desempenhar diferentes funções
Um empreendedor em início de carreira se torna responsável por várias atividades na empresa. Nem todos conseguem iniciar um negócio com vários empregados.
Ser multifunções é importante e o pequeno empresário deve estar preparado para enfrentar muitas horas de trabalho para fazer a empresa dar certo.
3. Analise os concorrentes
Antes de iniciar um negócio é importante estudar os concorrentes. Onde estão, o que eles fazem, como atuam e como atendem os clientes. Com essas informações é possível avaliar seus pontos fortes e fracos em relação a eles.
Uma maneira de se sobressair no mercado é não cometer mesmo os erros dos concorrentes, entregando sempre o melhor serviço.
4. Aprenda sobre organização financeira
O descontrole financeiro pode levar uma empresa à falência. Portanto, aprender como controlar as entradas e saídas é fundamental para manter o negócio funcionando no azul.
Um passo importante é não misturar finanças pessoais com as da empresa. O ideal é abrir uma conta de Pessoa Jurídica. Isso facilitará a distinção das entradas e saídas, possibilitando acompanhar melhor o fluxo de caixa e o capital de giro.
5. Invista em marketing
Há uma máxima bastante conhecida: “propaganda é a alma do negócio!”. Por isso é importante estabelecer um plano de marketing. Ele auxiliará a direcionar as ações para atrair um público qualificado interessado em comprar numa determinada loja.
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