A região dos bairros do centro de São Paulo, teve queda de 50% nos roubos nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com mesmo período de 2023. Esse é um dos resultados do esforço contínuo da APECC na relação com as autoridades.
Segundo o governo do estado de São Paulo, o número de boletins de ocorrências em Santa Cecília e Campos Elíseos, caiu de 4,1 mil para 2,1 mil. Os furtos também tiveram queda, diminuindo 32,6% entre janeiro e maio deste ano, chegando a 4,7 mil ocorrências.
Entre as principais medidas adotadas para combate ao crime estão o investimento em tecnologia e sistema de inteligência, além do reforço de efetivo com mais 400 policiais militares alocados na região central. Há, ainda, 1,3 mil vagas disponibilizadas para PMs pela Atividade Delegada.
Conforme destacou a APECC em nota, “a queda drástica da criminalidade é uma boa notícia para quem frequenta o Circuito das Compras, sobretudo o Centro da cidade de São Paulo. Estamos sempre em diálogo com as forças policiais, oferecendo todo o suporte possível e acreditamos que os índices continuarão a cair nos próximos meses”.
O delegado Jair Ortiz, da 1ª Delegacia Seccional, responsável pela área, explica que as estratégias adotadas pelas forças de segurança têm mostrado que o centro não é “atrativo para o crime”.
“O empenho da Polícia Militar resultou em mais patrulhamento preventivo e da Polícia Civil, em investigações robustas para prender traficantes e receptadores, pois identificamos ali uma cadeia ilícita que é abastecida pelos roubos e furtos”, explica o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Entre as ações recentes estão a inauguração e ampliação de novas sedes para unidades policiais e operações regulares de combate ao tráfico de drogas.
Outra estratégia eficaz da Secretaria da Segurança Pública (SSP) é um monitoramento detalhado dos bairros centrais. Esse acompanhamento, aliado às estratégias e planejamento operacional das Polícias Civil e Militar, auxiliam na redução dos índices criminais, aumentando a sensação de segurança da população.