Desde 2015, foi instituído o Comitê Permanente de Gestão em Situação de Baixas Temperaturas para a cidade de São Paulo. Esse grupo articula estratégias para os períodos emergenciais de inverno, incluindo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na coordenação compartilhada técnico-operacional.
Anualmente, o Plano de Contingências para Situações de Baixas Temperaturas busca minimizar os impactos e riscos das baixas temperaturas sobre a saúde da população em situação de rua.
As ações ocorrem quando os termômetros marcam uma temperatura igual ou inferior a 13°, por meio da intensificação nos atendimentos de equipes de diversas secretarias realizados na cidade e em tendas montadas especialmente para este fim.
Serão estabelecidas tendas de acolhimento em cinco regiões da cidade. Equipes da Subprefeitura da Sé vão realizar atividades de zeladoria, mantendo a organização urbana, a limpeza e a segurança.
Os atendimentos ocorrem diariamente, das 18h à meia noite, e as tendas funcionam até a elevação das temperaturas, quando são desmobilizadas.
Na Região Central de São Paulo haverá tendas na Praça da República e na Praça Marechal Deodoro, com atendimento diário entre 18:00 e meia-noite.
Nesses espaços serão distribuídos cobertores e refeições; veterinários vão atender, vermifugar e microchipar pets.
Profissionais da saúde farão os encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e atualização vacinal dos atendidos.