As duas últimas semanas de novembro são uma das melhores oportunidades do ano para aproveitas descontos e preços especiais oferecidos em duas datas especiais para o comércio. Elas têm origem nos Estados Unidos, por isso os nomes são em inglês: Black Friday e Cyber Monday.
Saiba um pouco mais sobre elas e fique de olho nos preços dos produtos que deseja adquirir para você ou que estão na sua lista de presentes de Natal.
Black Friday
A Black Friday surgiu na década de 1960, sendo uma grande venda para antecipar as compras de Natal, ocorrendo na última sexta-feira do mês de novembro, sempre após o feriado norte-americano de Ação de Graças (Thanksgiving). Por causa da sua proximidade com o Dia dos Solteiros, não é celebrada por muitas lojas na China.
A data foi celebrada pela primeira vez no Brasil em 2010. Dependendo da loja, o nome ganhou algumas variações. Para muitos lojistas, é opção é uma Black Week, com promoções ao longo de toda a semana.
Segundo levantamento feito pela consultoria Ipsos para o Google, os produtos mais procurados este ano serão vestuário (62%), celulares (40%) livros e papelaria (38%), calçados (33%), cuidado pessoal (27%), computadores (26%), móveis (19%), eletroportáteis (17%) e TVs (16%).
A maioria das lojas do Circuito das Compras já está aproveitando a data para oferecer grandes descontos.
Cyber Monday
A Cyber Monday – segunda-feira cibernética – é um evento de descontos exclusivamente online, ocorre na segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Por lá teve início em 2005, tendo chegado ao Brasil na esteira do sucesso da Black Friday, a partir do início da década passada. Na China ela é celebrada, mas com volume de negócios bem inferior ao Dia dos Solteiros.
Conforme levantamento da Neotrust/Compre&Confie, em 2020 a Cyber Monday brasileira registrou um aumento de 41,8% de vendas em relação a 2019, com cerca de R$ 702,7 milhões movimentados e crescimento de 37,6% no número de pedidos frente a 2019. Com o número de e-commerces crescendo e a expansão dos marketplaces, essa segunda-feira promocional pode ser a forma de atrair mais clientes, mesmo após a Black Friday, neste ano marcada para o próximo dia 26. Muitos lojistas brasileiros aproveitam o evento para oferecer descontos durante toda a semana, na chamada Cyber Week.
Segundo Tiago Mello, diretor de produtos da Linx Digital, “Alguns podem não encontrar o que querem na Black Friday, e decidir buscar por vantagens na Cyber Monday. O comércio costumava direcionar a Cyber Monday. para a venda de artigos eletrônicos, mas agora, a escolha está na mão do varejista, que tem tudo para fazer sucesso nas duas ocasiões”.
No Circuito das Compras, a região da Rua Santa Efigênia tem muitas lojas especializadas em eletrônicos e informática, também oferecendo vantagens para quem deseja comprar esses produtos.