A Black Friday surgiu nos EUA, sendo realizada na última sexta-feira de novembro, após o dia de Ação de Graças. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos vantajosos para as pessoas adiantarem suas compras de Natal.  A primeira edição no Brasil ocorreu em 2010 e a cada ano mais brasileiros consideram a data uma oportunidade para fazer ótimos negócios.

Os números indicam que a Black Friday já se tornou uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal. Em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha, alta de 25,1% nas vendas digitais em relação ao ano anterior, segundo o portal E-commerce Brasil. Apesar da crise que perdura devido à pandemia da Covid-19, a estimativa dos especialistas é de aumento nas vendas na Black Friday 2021.

Comemorada este ano em 26 de novembro de 2021, a data é uma boa oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para adquirir produtos desejados com preços mais acessíveis, quanto para os lojistas, que podem incrementar as vendas e conquistar novos clientes.

As vendas no varejo e no e-commerce batem recorde a cada nova edição da Black Friday, impulsionadas pela confiança dos consumidores que segue aumentando.  Um estudo realizado pelo Google em 2017 confirmou que o brasileiro já enxerga a data de forma positiva. A pesquisa mostrou que 55% dos participantes usaram termos positivos, enquanto apenas 8% não cofiam nas promoções.

Alguns números

  • Considerando apenas os últimos três anos (2018 a 2020):
  • A data movimentou mais de R$ 4 bilhões no e-commerce;
  • O tíquete médio cresceu, em 2020, de 8,3%, ficando em R$ 652;
  • A quinta-feira (véspera) superou a expectativa do mercado, com mais de 1,18 milhões de pedidos;
  • Em 2020 foram mais de 6 milhões de pedidos gerados, 15,5% superior que o ano de 2019;
  • Nas vendas antecipadas (até quinta à noite), perfumaria e cosméticos foi uma das categorias que mais se destacaram;
  • Na sexta, Smartphones, itens de linha branca e TVs dominaram as vendas (itens com tíquete médio mais elevado);

De acordo com o site oficial da Black Friday Brasil, estes são os produtos mais procurados durante o evento:

  • 36,50% – Celular/Smartphone
  • 36,30% – Eletrodomésticos
  • 29,30% – Televisores/Vídeo
  • 24,10% – Informática/Tablets
  • 22,40% – Móveis/Decoração
  • 22,20% – Moda/Vestuário
  • 21,30% – Eletroportáteis
  • 19,20% – Viagens
  • 16,80% – Beleza
  • 12,60% – Livros/Papelaria

Dicas para a sua loja aproveitar a Black Friday e vender mais:

1. Pense em uma pré-campanha

Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado.

Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday. Ter esse “esquenta” e apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, torna seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes.

Um aspecto importante é a forma como a pré-campanha será realizada, por isso, opte por uma ação próxima da Black Friday =para que o consumidor associe os eventos e a campanha alcance o resultado esperado.

2. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes

O público faz na Black Friday uma associação automática com os preços baixos e muitas oportunidades de fazer um bom negócio. Se você oferecer um produto com um valor desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas.

Para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.

Lembre-se que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada. Leve em conta o orçamento e o perfil do seu comércio para ter uma decisão final mais certeira.

Então, analise previamente como estão os valores da concorrência, dê descontos reais, mas que sejam vantajosos tanto para o cliente quanto para você. Se você faz vendas online cuidado para não perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo.

3. Reforce o estoque

Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, pois a procura tende a crescer.

Por isso, é preciso ter um planejamento diferenciado. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja física e virtual (se for o caso). Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados.

Reforce o seu estoque para a Black Friday, mas favoreça os produtos nos quais seu comércio é mais competitivo. Busque fazer uma ótima negociação com os fornecedores e reforçar o estoque desses produtos.

Dessa forma, você pode conseguir bons descontos na aquisição e consequentemente oferecer descontos maiores aos consumidores.

Seja bastante agressivo na promoção de alguns produtos e garanta maior lucro em outros produtos associados. Exemplo: vender o notebook com desconto de Black Friday. Porém, mochila e demais acessórios sem desconto.

4. Crie uma jornada completa

Jornada completa é pensar em todas as etapas da venda e valorizar a criação de ações que encantem o cliente.

Estabeleça um relacionamento próximo com o público e tenha como meta atraí-lo até a sua loja virtual. É preciso valorizar cada etapa da jornada e verificar quais são os passos para a fidelização.

Para que isso aconteça, o lojista precisa ficar atento em pontos que agradem o consumidor. Por exemplo, a oferta de brindes e outros benefícios durante a compra são formas de conquistar a fidelização e a confiança do cliente.

Além disso, invista em marketing digital e esteja presente nas redes sociais. Fazer isso engaja o público e ajuda na construção de um relacionamento duradouro.

Pense como consumidor. Coloque-se no lugar do seu cliente e faça a pergunta: Se eu fosse o consumidor, essa estratégia faria sentido para mim?

5. Planeje sua estratégia de marketing digital

Qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados. Então, realize um planejamento antecipado. A sugestão é pensar suas ações e campanhas com pelo menos 30 dias de antecedência.

Uma das melhores apostas é planejar ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja. Vender para quem já é cliente é mais fácil e barato, inclusive na Black Friday.

Analise a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação. Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.

Para aqueles que já compraram na sua loja, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um brinde, pode trazer resultados positivos.

Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu Produto Campeão (“carro-chefe” com desconto super agressivo).

6. Foque no engajamento das suas redes sociais

Hora de falar sobre as redes sociais, principalmente se você quer ter sucesso na Black Friday! Por isso, foque no engajamento no Facebook e Instagram, que são as duas principais mídias do momento.

De acordo com uma pesquisa realizada pela (PwC) Brasil , 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento de fechar um compra online. Por isso, invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade.

A dica é: prepare-se com antecedência! Comece a divulgar conteúdo sobre a data, pelo menos, 20 dias antes. Isso é muito importante porque, assim, você prepara o consumidor, de forma que ele se organize para ter dinheiro no dia determinado.

Vale ressaltar que a Black Friday cai no fim do mês e muitos consumidores podem não ter dinheiro para as compras. Então, criar esse engajamento prévio é interessante!

7. Invista em anúncios específicos para a Black Friday

Um bom anúncio precisa ter um diferencial, seja dentro da loja, em panfletou ou nas redes sociais. Inovação, criatividade e conceito da marca são fatores essenciais nesse tipo de propaganda.

Foque em chamadas sucintas, que despertem a atenção do usuário e priorize a boa experiência visual, com imagens de alta resolução e que estejam conectadas com o seu e-commerce.

Considere que o anúncio, em muitos casos, é o primeiro contato que o futuro cliente tem com a loja. Por isso, vale a pena investir em uma propaganda que impacte positivamente o usuário.

8. Prepare o atendimento para a Black Friday

Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o usuário. Uma experiência ruim pode comprometer as compras futuras.

Provavelmente nesse dia a demanda de clientes será maior. Então se você não oferecer um suporte adequado poderá perder um volume considerável de vendas. Todas as concorrentes também estarão tentando captar clientes e, consequentemente, aumentar os lucros.

Uma boa dica é oferecer treinamento especializado para as pessoas encarregadas desse primeiro contato com os clientes. É importante ressaltar que agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Então fique atento e prepare bem a sua equipe.

Lembre-se de manter o atendimento reforçado também nos dias seguintes a Black Friday, principalmente no sábado e segunda-feira. Pois o volume de dúvidas, reclamações e trocas pode aumentar na mesma proporção das vendas.

Algumas lojas deixam algumas promoções ativas até o domingo seguinte. Nesse caso, a estratégia de atendimento também deve ser mantida.

9. Esteja próximo do seu cliente

Por meio das mídias sociais, ofereça atendimento diferenciado e responda a todos os seguidores que enviarem dúvidas, sugestões e até mesmo reclamações. O importante é dar atenção a todos e, claro, em tempo hábil.

É bom avaliar se seu negócio tem um crescimento de engajamento significativo nos anúncios de Black Friday e qual sua expectativa de vendas para este ano antes de reforçar a equipe.

10. Diversifique os meios de pagamento

Além das tradicionais maquininhas de cartões de crédito, outros formatos estão se popularizando. Isso inclui aplicativos para pagamento como Mercado Pago, PayPal e PicPay. Grande parte do comércio também já oferece pagamentos pelo PIX.

Diversificar e facilitar a compra é um dos caminhos para que o seu negócio venda mais na data. Muitos brasileiros ainda não têm cartão de crédito e podem encontrar dificuldades para comprar exatamente por esse motivo. Aliás, essa é uma estratégia que pode ser usada o ano inteiro.

* Com informações do site Bertholdo.

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