Para celebrar os 130 anos da Avenida “Símbolo de São Paulo”, uma série de eventos foi programado, na primeira quinzena de dezembro, que inclui desfile de carros e ônibus antigos, tour arquitetônico e ambiental pela via, apresentação de coral e exposição de fotos da Avenida na Casa de Cultura Odisseia.
Os festejos continuam com apresentação da banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e os institutos de arte da Paulista farão uma programação especial por meio do Coletivo Paulista Cultural. Haverá ainda uma grande corrente de abraço chamada “Abrace a Av. Paulista”, que contará com a participação da população. Completam a programação o passeio Bike /Caminhada dos Rotarys de São Paulo, a edição especial da Feira de Antiguidades do MASP, uma ação de saúde para medir pressão, fazer teste de HIV e vacinação, finalizando com a celebração do Natal na via. As ações foram programadas pela Associação Paulista Viva (APV), que fará também uma entrega especial da revitalização de um trecho da avenida, localizado entre a Rua Pamplona e a Alameda Campinas, como parte do programa Av. Paulista Sustentável.
“A Avenida Paulista volta a ser um ponto de confluência e de alegria pela data do Natal. Ela é palco de protagonismo cultural, lazer, negócios e gastronomia e de inúmeras manifestações populares significativas como a corrida de São Silvestre e a Festa de Réveillon. A Avenida é o cartão postal de São Paulo e será a protagonista desta celebração, valorizando ainda mais a região e reintegrando a via às comemorações natalinas da cidade”, afirma o presidente da APV, Lívio Giosa. “Além do presente de Natal para todos os paulistanos e visitantes que circulam diariamente pela via, queremos promover a alegria e animação por um grande momento de fé e de expectativa positiva para o comércio e serviços locais”, completa.
Atividades
As comemorações começam nos dias 4 e 5 de dezembro, com as seguintes atividades: no sábado dia 4 de dezembro será aberta a exposição fotográfica na Casa de Cultura Odisseia (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463) com o projeto RESPIRA SP, que terá como tema a avenida símbolo da cidade. Fotógrafos, entre profissionais e amadores, e jornalistas, intelectuais e artistas foram convidados para registrar pontos simbólicos, bem como pessoas que convivem com a Avenida Paulista, desde figuras anônimas até celebridades, de maneira a formar um mosaico que compõe a diversidade do universo dos frequentadores do local. A exposição, realizada em parceria com Unideias, Associação Paulista Viva, Canson Infinity e Zoom Imagem, estará aberta ao público até o dia 10 de janeiro de 2022.
As instituições integrantes da Paulista Cultural, coletivo que celebra o potencial artístico e turístico da via, montaram uma agenda especial para as comemorações dos 130 anos da Avenida. Participam MASP, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Centro Cultural FIESP, Casa das Rosas, Sesc Avenida Paulista e Japan House.
Já o Tour Arquitetônico pela via será feito em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil para apresentar a história, o projeto e principais atributos dos edifícios-ícones da Av. Paulista como o Instituto Moreira Salles, Conjunto Nacional, FIESP, MASP, SESC, Edifício São Luis, Casa das Rosas, Japan House e Edifício Nações Unidas. Quem optar pelo Tour Ambiental, realizado em parceria com a Farah Service, vai conhecer as características da flora diferenciada que compõe o Parque Trianon, com a qualificação das árvores e plantas do local.
O Coral AEB (Associação Evangélica Beneficente), com 60 componentes (adultos e crianças), vai apresentar canções natalinas às 11h30 na escadaria da Fundação Cásper Líbero – Edifício Gazeta, sob a regência do Maestro Cremilson dos Santos. E outra atração que promete surpreender os visitantes no sábado, das 15h às 17h, é o desfile de carros e ônibus antigos, que vai mostrar os veículos que trazem a memória do século 20. A concentração será na Praça Alexandre de Gusmão e o roteiro será ida e volta pela Avenida em toda a sua extensão, com parada final na Alameda Casa Branca (entre Alameda Jaú e Alameda Santos).
No domingo, dia 5, a programação traz a apresentação da Banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM) às 10h em frente à FIESP. Entre 9h e 10h, o passeio Bike//Caminhada, será feito com convidados da APV e por meio de sua ação com a Governadoria do Distrito 4563 (dos Rotary Clubes de São Paulo).
Ao meio-dia, horário que toca a sirene da Fundação Cásper Líbero, as pessoas que estiverem na Paulista serão convocadas para fazerem uma grande corrente de mãos na ação “Abrace a Av. Paulista”. A iniciativa tem potencial de entrar no Guinness Book como sendo o maior abraço da história em uma via pública.
Uma edição especial da Feira de Antiguidades do MASP e uma ação de prevenção e proteção em parceria com a Secretaria de Saúde para medir pressão, fazer teste de HIV e vacinação completam a programação. Nos dias 11 (sábado) e 12 (domingo) de dezembro, a programação se repete, respectivamente.
Natal, Paisagismo e Sustentabilidade na Paulista
Uma grande árvore de Natal de dez metros de altura e o presépio “Sagrada Família” na entrada principal do Shopping Center 3 já anuncia o clima de festa e ficará na Avenida até o dia 3 de janeiro de 2022. Já no dia do aniversário da Avenida Paulista, quarta-feira 8/12, às 11h, a Associação Paulista Viva fará a entrega de um trecho revitalizado da Avenida, entre a Rua Pamplona e Alameda Campinas, que compreende o lado par e o lado ímpar. Serão instaladas na parte de trás das três bancas de jornais desse trecho, gigantografias, que são fotos da Av. Paulista de como era o “pedaço” antigamente. O espaço também deve ganhar lixeiras para coleta reciclável e de orgânicos, que seguem o padrão do design da arquitetura do MASP.
E o programa Av. Paulista Sustentável, projeto de sustentabilidade encabeçado pela Associação Paulista Viva, já está em vigência. A proposta consiste na criação do Distrito Sustentável Local e envolve a iniciativa privada, poder público, sociedade civil e entidades para criar metas de redução de emissão de carbono, com indicadores para atuar em cinco grandes vertentes: eficiência energética, uso racional de água, destino final do lixo, poluição do ar e educação ambiental.
* Com informações de Associação Paulista Viva.