Seja com um grande presente ou “só uma lembrancinha”, os brasileiros geralmente gostam de marcar o Dia das Mães com um agrado. No ano passado, o varejo movimentou cerca de R$ 28 bilhões nessa data, com São Paulo sendo a principal praça.

Para 2023 a expectativa de aumento das vendas está alta no Circuito das Compras. Ademir Moraes, presidente da APECC, destaca que isso ocorre porque o fluxo de pessoas está normalizado.

“Nós, da APECC, acreditamos que agora que passou a pandemia, teremos um aumento na procura de presentes na casa dos 10%. Afinal, o mix de produtos do Circuito das Compras é imbatível. Além disso, nosso atendimento é diferenciado, oferecendo a melhor experiência de compras. Recebemos sempre de braços abertos quem passa pelo comércio da região.”

O otimismo é compartilhado por lojistas da região. Vicente de Oliveira Neto, trabalha no comércio há mais de 20 anos. Ele é gerente da Clovis Calçados, uma das mais tradicionais da região da 25 de Março. Segundo Neto, a expectativa é vender de 8 a 10% mais que no ano passado.

Os presentes mais procurados na região do Circuito segue a tendência nacional. Primeiramente roupas, calçados ou acessórios; seguidos por perfumes e cosméticos Os eletrônicos, com destaque para celulares, também crescem nas vendas ano a ano.

Pesquisas indicam aumento na procura de presentes em 2023

A Opinion Box, em parceria com a BornLogic, realizou uma pesquisa sobre o Dia das Mães e aponta que 78% das pessoas entrevistadas irá comprar algum presente alusivo à data.

Sobre o valor que pretendem gastar, 6% disse até R$ 50; 56% vai investir entre R$ 51 e R$ 200. Entre R$ 201 e R$ 300, é a resposta de 30% dos entrevistados, enquanto 19% gastará mais de R$ 301. Cinco por cento não sabe quanto irá gastar.

A procura pelos melhores preços e promoção será “tanto online quanto lojas físicas” para 42% e 33% passará apenas em lojas físicas. Redes sociais, como Instagram, são a opção de 24% dos entrevistados.

Outro aspecto a ser considerado é que bom preço e promoção são um diferencial para conquistar o consumidor no Dia das Mães. Conhecer a loja e ter a garantia da qualidade dos produtos também são fatores importantes na hora de decidir onde irá comprar.

Conforme o levantamento do Google Brasil, as buscas por Dia das Mães são 30% maiores do que no mesmo período em 2022. Ao todo, 46% farão a compra presencialmente em uma loja física, 12% escolherão pela rede social e 9% por WhatsApp, o que reforça a importância das lojas de menor porte terem canais digitais.

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