O Ibrachina e a APECC firmaram, nesta quarta-feira (1º), uma parceria com a Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos. A cerimônia, na cidade de Santos, reuniu autoridades municipais e do serviço alfandegário.

O Acordo de Cooperação foi assinado pelo presidente do Ibrachina, Thomas Law e pelo ombudsman da APECC, Peter Souza, juntamente com o delegado da Alfândega de Santos, auditor-fiscal Richard Fernando Amoedo Neubarth.

A parceria prevê a reestruturação do Museu da Alfândega do Porto de Santos. O espaço de exposições do Museu será transferido para o andar térreo, com melhorias nas instalações. Também serão feitas ações de divulgação do espaço, situado no centro histórico de Santos.

“Vejo essa parceria como um pontapé inicial de uma revitalização do Parque Valongo. Santos é uma cidade super tradicional, que já tem o Museu do Pelé e o Museu do Café. Acredito que o novo Museu da Alfândega poderá se transformar também num circuito educacional e uma atração turística. Será interessante principalmente para alunos das escolas do litoral de São Paulo”, disse Thomas Law.

O delegado Richard Neubarth afirmou que a reestruturação do Museu da Alfândega acompanhará uma série de melhorias que já estão feitas pelo poder público no Parque Valongo. A prefeitura santista vai transformar áreas de antigos armazéns portuários em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais.

“Essa reforma do Museu contribuirá para a valorização do Centro Histórico e turístico de Santos. Esse é um projeto pensado há muito tempo pela Alfândega e está se tornando realidade graças ao Ibrachina e à APECC”, disse Richard.

Peter Souza afirmou que, para a Associação, é uma honra participar desse projeto. “Não tenho dúvidas que todos ganham: a cidade de Santos, as pessoas envolvidas na modernização do Museu e, principalmente, o turista que visita Santos. Esse empreendimento inovador em breve fará parte do circuito turístico da cidade”, pontuou.

Participaram da cerimônia os secretários municipais Bruno Orlandi (Assuntos Portuários e Emprego), Selley Storino (Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo), Cristina Barletta (Educação). Leonardo Carvalho representou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Também estava presente Fabiano Coelho, Superintendente-Adjunto da Superintendência da Receita Federal na 8ª Região Fiscal.

Objetivos da parceria

Mais conhecido como “Museu do Contrafeito”, o Museu de Mercadorias Contrafeitas da Alfândega do Porto de Santos exibe uma série de mercadorias apreendidas. O local abre as suas portas dentro do projeto da Receita Federal “Conheça Nossa Aduana”, recebendo alunos de escolas e universidades mediante agendamento prévio.

O museu foi criado para conscientizar a sociedade sobre os perigos e as consequências na utilização de produtos falsificados, além de demonstrar o papel da área aduaneira da Receita Federal do Brasil no controle do comércio exterior.

O Plano de Trabalho prevê que, nos próximos meses, Ibrachina e APECC modernizem o espaço, com instalação de sistema multimídia. As reformas vão permitir que o local seja usado para exposições e palestras, que certamente atrairão um público maior.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.