Hoje, dia 30 de outubro, é o Dia do Comerciário. São chamados de comerciários todos os profissionais que trabalham no comércio, incluindo vendedores, caixas, promotores, estoquistas, gerentes ou diretores.
Estima-se que existam cerca de 12 milhões de comerciários no país. São 2,5 milhões somente no Estado de São Paulo, segundo a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários).
Ademir Moraes, presidente da APECC, parabenizou a todos os comerciários de São Paulo, em especial os que trabalham no Circuito das Compras.
“Eu não poderia deixar de falar desses profissional, o mais representativo do comércio. Já fui comerciário e sei que um profissional bem preparado será sempre atuante e inovador. Continue com essa disposição para atender bem todas as pessoas que visitam nossa região”, afirmou.
Disse ainda que “o comércio é um motor vital.do Brasil. A dedicação diária dos comerciários aos clientes ajuda a fazer a economia crescer e o país se desenvolver cada vez mais”.
Origem da data
A data é celebrada nesta data como lembrança do movimento da União dos Empregados no Comércio feito em outubro de 1932, para que o governo reduzisse a carga horária comum então, de 12 horas diárias, para 8 horas.
Os caixeiros, como eram chamados os empregados no comércio, tiveram o apoio de escriturários, ferroviários, funcionários públicos, bancários, professores e jornalistas, que foram juntando-se e marcharam até o Catete, sede do Governo Federal.
O presidente Getúlio Vargas respondeu ao clamor assinando o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentava a nova jornada de trabalho. O texto foi publicado no Diário Oficial da União no dia seguinte, 30 de outubro.
Somente em 2013, com a Lei Federal 12.790, a data foi oficializada no calendário nacional como Dia do Comerciário.