Para conscientizar os seus associados, a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) apoia a campanha “Março Lilás”. O objetivo é a conscientização e prevenção da população no combate ao câncer de colo de útero. Esta enfermidade é causada em mulheres devido à infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV. 

Este vírus é frequente no organismo e não causa a doença na maioria das vezes. Entretanto, podem ocorrer alterações celulares que evoluem para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo de papanicolau. Quando descoberto, o tumor é curável. Por isso, é importante a realização periódica deste exame.

“Estar consciente é o primeiro passo para a prevenção e manutenção da saúde. Por isso, unimos esforços para parcerias que permitam que nossos associados tenham exames preventivos e medicamentos mais acessíveis e de qualidade”, afirma Ademir Antônio de Moraes, presidente da APECC. 

Por isso, a APECC oferece aos seus associados descontos em consultas e exames na rede Dr. Consulta, com unidades em São Paulo. Além disso, há descontos em medicamentos e serviços básicos na Convênio Farmácia, Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres – atrás apenas do de mama e do colorretal – e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil.

Prevenção

O uso de preservativo durante as relações sexuais é fundamental para diminuir o risco de transmissão e infecção pelo papilomavírus humano. A transmissão também pode ocorrer no parto.

Atualmente, existe a vacina contra o HPV. Ela é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, além de pessoas que vivem com HIV e indivíduos transplantados na faixa etária de 9 a 26 anos. A vacinação é medida preventiva, não sendo eficaz contra infecções ou lesões por HPV já existentes.

A vacinação, o uso de preservativos em todas as relações sexuais e a realização periódica do exame preventivo são as medidas indicadas para prevenção do câncer de colo de útero.

Compartilhar.

Comentários estão fechados.