O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) indica que as vendas no varejo brasileiro cresceram 1,4% em novembro, em relação ao mesmo mês no ano anterior. Isso já descontada a inflação.
Em termos nominais o crescimento do comércio físico foi de 6,4% e 6% no e-commerce (comércio pela internet). Conforme o levantamento da empresa de pagamentos, a Black Friday ajudou muito para a elevação.
“A Black Friday trouxe um importante impulso para o varejo em novembro. A data, famosa por promoções e ofertas, registrou crescimento relevante em relação ao ano passado”, explica o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves.
Considerando os macrossetores de Serviços e Bens Não Duráveis, a alta do faturamento foi de 4,6% e 1,1%, respectivamente.
O crescimento foi sentido no Circuito das Compras, com visível aumento do número de clientes e filas em muitas lojas. “Foi um bom mês para nós do Circuito, que nos preparamos para esse aumento na procura. A cada ano os consumidores têm vindo em maior número e ficamos satisfeitos com os resultados”, afirmou Ademir Moraes, presidente da APECC.