Neste sábado, 5 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE). Em alusão à data, a APECC lembra seu trabalha contínuo para fortalecimento desses empreendimentos que formam a base da economia brasileira, fazendo a economia girar e contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e para a construção de um país com mais igualdade.
Atualmente, o Brasil conta com 20 milhões de MPE, representando 99% do universo empresarial do país e respondendo por 30% de tudo o que é produzido. As micro e pequenas empresas são também responsáveis pela maior parte dos empregos criados.
Segundo Ademir de Moraes, presidente da APECC, o trabalho da APECC não promove apenas o fortalecimento dos pequenos negócios, mas busca criar um ciclo cada vez mais favorável para os clientes. “O que temos no Circuito das Compras é um ambiente de constante crescimento. Oferecemos capacitações, buscamos as melhorias das condições dos espaços fora das lojas também. Quando as empresas vendem mais, melhoram seu desempenho, e buscam diversificar a oferta de produtos e aperfeiçoar o atendimento”, ressalta.
Origem da Data
O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa busca comemorar as vitórias obtidas em favor desses empreendimentos, sensibilizando o público para a importância das MPE para o Brasil.
A data surgiu com a aprovação da Lei nº 9.841, que estabeleceu o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Essa lei foi aprovada no dia 05 de outubro de 1999. Atualmente o estatuto é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 200
Os benefícios da Lei Geral são um incentivo para as micro e pequenas empresas e aos MEI. O objetivo da legislação vigente é fomentar o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas e dos MEI, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.