O Halloween ou Dia das Bruxas vem ganhando popularidade no Brasil a cada ano. Festejado no dia 31 de outubro, comprovadamente gera um aumento na procura por doces, brinquedos, itens de decoração e fantasias. “Tudo isso e muito mais pode ser encontrado no Circuito das Compras. Esse ano estamos esperando um aumento nas vendas em torno de 10%”, afirma Ademir de Moraes, presidente da APECC.
No comércio brasileiro, as vendas no mês de outubro chegam a aumentar 40% em alguns segmentos graças a essa data festiva. Um levantamento da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), mostrou que o Halloween já está incorporado no calendário do varejo e alcançou todas as classes sociais
De fato, o mês que vem é um dos mais importantes e estratégicos para os varejistas por conta do Dia das Crianças e do Halloween, datas que resultam num aumento de vendas. Uma pesquisa de mercado divulgada pela Rede Globo mostra que 62% dos brasileiros dizem que vão comprar alguma coisa para comemorar o Halloween. Desses, 69% pretendem adquirir fantasias e adereços e 61% vão buscar alguma peça para decoração ou enfeite com o tema dia das bruxas.
Praticamente todos os setores podem atrair mais negócios nessa época. Uma vitrine atraente, dentro do tema, certamente é convidativa para aqueles consumidores que ainda não decidiu o que vai levar.
No ano passado, as vendas de fantasias se semelhou ao da época de Carnaval. Comerciantes nos setores de papelaria, decoração, presentes e maquiagens também podem aproveitar o Dia das Bruxas e movimentar o negócio.
Claro, o setor alimentício é o que mais se destaca nas vendas desta época, por isso os lojistas podem oferecer balas ou bombons para os clientes que passam em frente ao seu estabelecimento. Além das guloseimas, a procura por roupas, calçados e adereços que podem “ajudar a compor o visual” também é grande.
Existem algumas cores que ganham predominância, como o laranja (abóboras), branco (fantasmas e caveiras) e o preto (bruxas e gatos). Por isso, os lojistas podem destacar algumas variações dos seus produtos nesses tons e assim atrair mais compradores.
Por exemplo, se tiver uma peça de roupa de meia estação que já é vendida com frequência, uma “versão de Halloween” provavelmente vai agradar compradores que buscam uma peça sazonal. O mesmo vale para bijuterias ou semi-joias que tenham alguma relação com o tema característico da data.