Conforme pesquisa divulgada pelo Google, o Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março, é uma data muito relevante para os varejistas. Ela tem gerado um aumento significativo do interesse do público a cada ano,
Segundo lembra Ademir Moraes, presidente da APECC, “nós lojistas, comemoramos essa data com muita prazer. É o dia que podemos homenagear os nossos clientes. Aqui no Circuito das Compras teremos uma programação especial, do dia 10 ao dia 20 de março, com grandes ofertas, grandes promoções”.
Os lojistas podem aproveitar para estimular as compras, fazendo com que os consumidores “comemorem” a data. Para isso, são esperadas promoções e boas oportunidades de negócios.
Em 2022, um levantamento feito com 2 mil empresários mostrou que o Dia do Consumidor era a segunda data comercial mais utilizada no e-commerce. Ficou atrás apenas da Black Friday.
Para se preparar para o Dia do Consumidor, é importante avaliar o que sua loja mais vendeu nos anos passados na mesma época. Também é um bom momento para implementar ações de fidelização de clientes.
Outra questão a se levar em conta é mostrar que sua loja valoriza o seu público. Ainda de acordo com levantamento realizado pelo Google, os entrevistados disseram que o mais importante na hora da compra é o atendimento atencioso. Em seguida, são atrativos as promoções e propagandas honestas, além da entrega no prazo (para compras pela internet).
O Dia do Consumidor
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi celebrado pela primeira vez em 15 de março de 1962. A data foi criada pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. O objetivo era destacar os direitos de todos os consumidores. Posteriormente, foi adotado em muitos países ao redor do globo, incluindo o Brasil.
Por aqui, ações promocionais com foco nos clientes começaram na década de 2000. Porém, somente em 2014 se consolidou, quando foi tema de campanhas de grandes varejistas.
Em 2018, apenas 30% dos brasileiros sabiam o que era o Dia do Consumidor. Porém, quando a data foi explicada ao público numa pesquisa de mercado, subiu para 81% os que pretendiam comprar algo na data. Entre os itens que estiveram no topo dos mais desejados foram eletrônicos, smartphones, roupas e eletrodomésticos.