O Brasil alcançou, em 2022, uma marca inédita de mulheres à frente de um empreendimento: 10,3 milhões. Somados, homens e mulheres ultrapassam 30 milhões de micro e pequenos empresários, atingindo o maior número da série histórica. Isso significa que as mulheres são donas de mais de um terço (34,4%) dos negócios no país.
São considerados microempreendedores aqueles que tem empresa com faturamento anual de até R$ 360 mil ou emprega até nove pessoas no comércio e serviços ou 19 pessoas no setor industrial. Já pequenos empreendedores são aqueles que tem negócio com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano ou que empregam de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na indústria.
Os dados foram divulgados em estudo realizado pelo Sebrae, a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A participação das mulheres cresce, sobretudo nos segmentos de serviços, comércio e indústria. Elas lideram 53% dos empreendimentos nessas áreas.
Atividades com predomínio de donas de negócios
- Cabeleireiros e tratamento de beleza
- Comércio de vestuário (complementos)
- Serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada
- Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria
- Confecção sob medida
- Profissionais de saúde, exceto médicos e odontólogos
- Confecção (vestuário)
- Outras atividades de serviços pessoais
- Outras atividades de ensino
- Fabricação de artefatos têxteis