Em 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE). A data foi escolhida para marcar a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, promulgado em 5 de outubro de 1999.
As MPEs são parte do cotidiano de todos os brasileiros. Seja a padaria, o mercadinho, a lanchonete, a loja de calçados ou a loja de produtos eletrônicos, todas elas são frutos de uma iniciativa dessas, sem falar em uma infinidade de outros produtos e serviços são oferecidos por esse tipo de empreendedor.
Um levantamento do SEBRAE comprova que os pequenos negócios são a base econômica do país. Ao todo, são 43 milhões de empreendedores no Brasil. Eles representam 98% do universo empresarial e são responsáveis por 27% de tudo que é produzido. Além disso, concentram 52% dos empregos gerados e 40% da massa salarial.
Valorizar o comércio local significa promover o desenvolvimento social, já que o consumidor ajuda no fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, há estímulo para a empresa inovar, melhorar seu desempenho, diversificar a oferta de produtos e aperfeiçoar o atendimento.
O presidente da APECC, Ademir Moraes, parabenizou os responsáveis pelas pequenas e microempresas. “Nesse dia tão importantes, queremos agradecer a cada um dos empreendedores, em especial as que fazem parte do Circuito das Compras. São eles que fazem a economia do país girar. A APECC deseja sucesso a todos os que trabalham dia a dia ajudando a desenvolver toda a nossa região da 25 de Março, Sé, Brás, Pari e Liberdade”, afirmou.