O Circuito das Compras de São Paulo vive a expectativa do aumento nas vendas neste Dia dos Namorados. O presidente da APECC, Ademir Moraes, explica que, em conversa com os lojistas, foi identificada “uma tendência de 8 a 12% de aumento”.
Ele lembra que a data comemorativa sempre foi sinônimo de maior busca por presentes e lembrancinhas. “A cada ano que passa a procura é maior. A região do Circuito das Compras está sempre preparada para atender os clientes, com uma grande variedade de produtos e preços imbatíveis”, reforça. Entre os produtos mais buscados esse ano estão os eletrônicos e a parte de perfumaria.
O otimismo é grande nesse momento em que a economia parece ter voltado de vez aos patamares pré-pandemia. Conforme a BBC, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio no país, atrás do Natal e do Dia das Mães. A média do faturamento do dia ultrapassa R$ 1,5 bilhão. São Paulo (R$ 849,5 milhões), Rio Grande do Sul (R$ 250,89 milhões) e Minas Gerais (R$ 232 milhões) responderão por mais da metade (52%) da movimentação financeira nacional na data..
Uma pesquisa divulgada pala Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) mostra que 61% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados em 2023. Isso significa que cerca de 100 milhões de pessoas devem ir às compras para presentear alguém nesta data. Trata-se de um aumento numérico de 7,6 milhões em comparação ao ano passado.
Destes, 46% são casados, 20% moram junto, 18% estão namorando e 8% possuem união estável. Os presentes mais procurados são roupas (41%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), e bombons e chocolates (16%). O ticket médio este ano deve ficar na faixa de R$232.