Instituído em 2002, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é comemorado anualmente em 21 de maio. A data foi criada pela Assembleia das Nações Unidas (ONU).
O objetivo é destacar a importância do respeito e da preservação da diversidade cultural, considerada um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a manutenção da paz no mundo.
Quem mora ou visita a cidade de São Paulo percebe que a capital tem grande diversidade cultural. No Circuito das Compras é possível observar lojas de brasileiros ao lado de um restaurante árabe, um empreendimento de chineses, e muitos atendentes que falam com algum sotaque de espanhol ou francês.
Isso reflete a diversidade cultural na maior metrópole do Hemisfério Sul. Além de pessoas de todo o Brasil, também há mais de 360 mil estrangeiros vivendo legalmente aqui. O levantamento foi feito pela Prefeitura em 2021.
Desde o início do século 19 imigrantes vieram para o Brasil em busca de oportunidades e para recomeçar a vida. Atualmente, estima-se que São Paulo seja a terceira maior cidade italiana do mundo, a maior cidade japonesa fora do Japão, a terceira maior cidade libanesa fora do Líbano, a maior cidade portuguesa fora de Portugal e a maior cidade espanhola fora da Espanha. Há, ainda, grupos numerosos de chineses (300 mil), judeus (160 mil), bolivianos (100 mil), haitianos, peruanos e senegaleses.
Conforme explica Ademir Moraes, presidente da APECC, “o Circuito das Compras abrange uma área considerada a mais multiétnica do país, pois reúne pessoas de todas as partes do mundo. Todos vieram pra cá com forte espírito empreendedor e ajudaram a construir São Paulo, a maior cidade do Brasil”.