A Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) adotou a Praça Alfredo Issa, localizada no Centro Histórico de São Paulo. A ação é uma parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e integra o projeto de revitalização da região central da capital. A inauguração ocorreu nesta terça-feira (7).
O presidente da APECC, Ademir de Moraes, conta que o trabalho de adoção é uma iniciativa realizada em parceria com o Ibrachina. “Vamos cuidar de vários canteiros do Centro e também de praças, sendo a primeira a Alfredo Issa”, lembra.
O Diretor da Federação Nacional de Engenheiros, Jose Manoel Ferreira Gonçalves, esteve na inauguração e parabenizou a iniciativa. “Parabéns à APECC e ao Ibrachina, que investiram para dar ao Centro de São Paulo o que ele precisa, praças humanizadas e locais onde o afeto persista”, disse.
Thomas Law, Conselheiro Diretivo da APECC, explica que essa é uma ação em conjunto com a prefeitura de São Paulo, para embelezar o Centro. “Foram feitas obras de paisagismo tanto na Praça quanto no canteiro que vai da Avenida Mercúrio até a Avenida Senador Queirós. Isso forma um verdadeiro cinturão verde, que deixa todos que transitam pelo local mais alegres”, pontua.
Além do paisagismo refeito, com o plantio de dois Ipês e de grama, as ações de revitalização incluíram a retirada do lixo que havia no local, a substituição dos pisos táteis para deficientes visuais, a reconstrução das guias rebaixadas de acessibilidade, os bancos e as caixas de passagem de esgoto foram recuperados. Em breve será feito o rebaixamento dos postes de luz, para melhorar a iluminação do local.
A Associação colocou uma placa de identificação no local, indicando que ficará responsável pela manutenção do espaço, demonstrando seu compromisso de responsabilidade social.
A Prefeitura de São Paulo mantém o programa “Adote Uma Praça” desde 2017. Conforme o site da Prefeitura, esse tipo de ação “contribui para o embelezamento da cidade e dos bairros, além do incremento da qualidade de vida, bem como propicia a sensação de acolhimento, limpeza e mais segurança na área adotada”.