O Dia do Contador ou dia do Profissional da Contabilidade é comemorado no Brasil em 22 de setembro. Foi nessa data, em 1945, que o presidente Getúlio Vargas criou por decreto o primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis do país.
Os profissionais graduados em Ciências Contábeis são chamados de contadores, enquanto quem possui curso profissionalizante ou técnico é considerado Profissional da Contabilidade
Trata-se de uma tarefa essencial para as empresas, pois além da gestão financeira existem várias demandas específicas da legislação que os contadores precisam acompanhar. Esses profissionais também trabalham para cumprir todas as exigências técnicas dos sistemas em âmbito Federal, Estadual e Municipal.
Alexandre P. Germano, sócio da Contabs, que presta assessoria contábil para a APECC, parabeniza em nome da Associação a todos os profissionais do ramo pelo seu dia.
Ele reforça que “a contabilidade vem se demonstrando, cada vez mais, uma relevante ferramenta de gestão para as empresas, possibilitando uma maior profundidade na análise das informações, encontrando maneiras para redução de custos, maximização de resultados e aperfeiçoamento do planejamento e orçamento empresarial”.
Conforme o especialista, além de ser um instrumento imprescindível para a tomada de decisões estratégicas, “a contabilidade possibilita que investidores, credores e os mais variados entes públicos acompanhem a idoneidade e a capacidade financeira das organizações empresariais, portanto é inegável sua função social e institucional”.
Com os avanços tecnológicos da sociedade, a contabilidade também tornou-se digital, mas a essência do trabalho desempenhado continua o mesmo na essência. “Por isso, o profissional de Contabilidade deve estar atento às novas descobertas, soluções e avanços tecnológicos. Vive-se uma era disruptiva, com evoluções constantes, gerando verdadeiras revoluções na sociedade”, finaliza Germano.