A tecnologia da quinta geração de internet (5G) estará disponível em boa parte do território brasileiro até o final deste ano. As operadoras estão disponibilizando a conexão no país desde julho. Em 4 de agosto chegou na cidade de São Paulo, mas a cobertura para todo o estado ainda demora alguns meses.
A experiência com essa rede mais rápida mudará a forma de utilização da internet no Brasil, impactando os pequenos e médios empreendedores.
As redes de 4G, utilizadas atualmente na maior parte do Brasil, entregam uma velocidade média de conexão de 33 Megas por segundo. O 5G proporcionará velocidades maiores, podendo alcançar até 10 Gigas por segundo. Para ter acesso à nova tecnologia, é preciso ter um aparelho que aceite a conexão e verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura.
Além de ser mais rápida, a conexão 5G é mais estável. Podendo ser acessada por smartphones e tablets, terá um grande impacto na chamada internet das coisas. Isso inclui recepção do sinal por uma nova geração de equipamentos eletrônicos, que vão facilitar a vida dos consumidores.
De que forma a tecnologia 5G pode impactar sua empresa?
A nova tecnologia vai melhorar a experiência dos usuários para assistir a vídeos e fazer videochamadas, sem as interferências comuns das conexões 3G e 4G.
Quem trabalha com a venda de eletrônicos verá um aumento na procura por aparelhos que podem acessar o sinal 5G. Isso deve aquecer bastante o mercado nos próximos meses.
Aqueles que têm lojas em plataformas de e-commerce também verão uma diferença, pois a expectativa é que seu acesso irá aumentar em aparelhos móveis.
Pequenas e médias empresas (PMEs) precisarão se adaptar. Por exemplo, especialistas apontam para um uso mais amplo dos serviços na nuvem. Isso significa acesso fácil a softwares que não precisam ser instalados nos computadores e celulares. O mesmo vale para os aplicativos de celular, que devem oferecer muitas funções novas.
Também deve acabar com o problema recorrente da instabilidade (ou falta) do sinal para os sistemas de pagamentos, como as maquininhas de cartão sem fio.