A convite da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, o diretor-presidente da APECC, Ademir Antonio de Moraes; o conselheiro consultivo da APECC, Thomas Law; e a head de inovação do Ibrawork, Tânia Gomes Luz, participaram do lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico – PMDE da Prefeitura de São Paulo. O evento aconteceu nesta quarta-feira (26), com a participação do prefeito Ricardo Nunes e diversos secretários, além de representantes de associações comerciais, culturais e de turismo. Na ocasião, a secretária apresentou uma série de ações que serão desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com a sociedade civil e o setor privado.
O objetivo principal do PMDE é impulsionar a retomada econômica da Capital, além de promover um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo. A Secretaria identificou 10 setores considerados estratégicos pela administração municipal: comércio e varejo; economia verde e sustentabilidade; economia criativa; educação e qualificação; infraestrutura e construção; indústria; saúde, esporte e qualidade de vida; serviços financeiros e profissionais; tecnologia e inovação; turismo e gastronomia.
Aline Cardoso explicou que a governança compartilhada será a metodologia utilizada para implementação do PMDE. Para isso, foi constituído o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. O órgão terá 10 membros do poder público e 10 membros da iniciativa privada. Além disso, foram criadas 10 Câmaras Temáticas: Comércio e Varejo; Economia Verde e Sustentabilidade; Economia Criativa; Educação e Qualificação; Infraestrutura e Construção; Indústria; Saúde, Esporte e Qualidade de Vida; Serviços Financeiros e Profissionais; Tecnologia e Inovação.
As Câmaras são formadas por representantes de diversas associações e instituições da cidade. Elas poderão ajudar a estruturar, juntamente com a prefeitura, as prioridades de cada setor. Duas das prioridades identificadas em todos os setores pela PMDE são a melhoria no ambiente de negócios e qualificação de mão de obra são duas prioridades. Em seu escopo, também está prevista a revitalização do centro de São Paulo.
Participaram do evento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o Secretário Municipal da Fazenda, Guilherme Bueno de Camargo; o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto; e a vereadora Sandra Santana.
Também marcaram presença autoridades políticas, membros do executivo, vereadores e lideranças da sociedade civil.
Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico
Conforme a prefeitura, o documento lançado hoje “propõe a atuação de todas as secretarias municipais e órgãos públicos, para que em conjunto com o setor privado e a sociedade, ocorra uma estratégia integrada de desenvolvimento, identificando vocações regionais, necessidade de obras públicas, desburocratização, desestatização, qualificação da mão de obra, benefícios sociais, geração de renda e cultura”.
O PMDE começou a ser construído oficialmente em 2019 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e a Ade Sampa, realizando estudos, levantamentos e audiências públicas para conhecer melhor as necessidades da população e do setor privado, especialmente nas periferias.
Desde então foram realizadas reuniões com milhares de pessoas, que propuseram projetos e ações para a administração municipal. Além das sugestões recebidas do setor privado e da sociedade, a equipe do PMDE, que conta com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, analisou os principais planejamentos da Prefeitura de São Paulo, como o Plano Plurianual, o Plano Diretor Estratégico, o Programa de Metas, a Agenda 2030 e o Plano de Ação Climática.
O objetivo dessa integração é ter um maior impulsionamento do poder público nas ações e diretrizes estruturantes para a retomada econômica da cidade no pós-pandemia.