De acordo com uma pesquisa promovida pela We Are Social e Hootsuite, realizada em 2020, o mundo tem uma média de uso de internet de 6 horas e 43 minutos por dia. Ou seja, esse universo faz parte do dia a dia de cada indivíduo. Por isso, é tão importante que sua empresa tenha uma presença e divulgação online.
Existem várias estratégias para divulgar sua empresa na internet e é importante não se prender a apenas uma abordagem. Dessa forma, você consegue descobrir qual funciona melhor para seu negócio.
A seguir, você vai conhecer algumas ideias simples de colocar em prática na hora de divulgar seu negócio na internet e quais pontos você deve avaliar antes de escolher alguma estratégia.
Pontos para avaliar
Antes de mostrarmos algumas ideias para você, vamos citar alguns pontos que precisam de atenção antes de pensar na sua divulgação. Os principais são: planejamento, pesquisa e o perfil do seu negócio.
Planejamento
Nós vamos dar algumas ideias para você, mas se você não se planejar e entender o que funciona para sua empresa, essa divulgação não vai ter o resultado esperado. É preciso que você busque uma direção na hora de divulgar seu negócio.
Pense em questões, como:
- Qual público-alvo você vai atingir?
- Qual linguagem usar?
- Quais áreas da empresa precisarão ser desenvolvidas para essa ação ser mais eficaz?
Nesse caso, você pode contar com a ajuda de um artigo nosso, sobre estudo de público e quais pontos avaliar, que você pode acessar clicando aqui.
Pesquisas
Na hora de divulgar é preciso realizar uma pesquisa e ela está diretamente ligada ao tópico anterior. Verifique quais locais estão sendo mais utilizados no momento da divulgação e quais deles seu público mais acessa.
Neste momento, que faz parte do planejamento, é hora de fazer uma pesquisa geral. Você pode utilizar ferramentas como o Google Forms e enviar para seus principais clientes. Dessa forma, você vai saber onde encontrar quem busca pelo seu negócio.
Ideias para praticar
Agora que você já sabe como se preparar para divulgar seu negócio, chegou a hora de conferir quais ideias você pode colocar em prática. É claro que é extremamente importante avaliar se essa ideia serve para o seu negócio ou serviço oferecido, para ser mais eficaz.
Produza vídeos, podcasts ou algum conteúdo
As redes sociais por si só já são uma forma de divulgar seu negócio. Porém, se você não cria conteúdos relevantes, essa estratégia não tem eficácia. Por isso, procure falar sobre o segmento do seu negócio de forma mais profunda e simples.
Isso inclui utilizar plataformas como YouTube e Spotify, nelas é possível que o usuário faça uma busca sobre determinado assunto. Se sua empresa estiver lá, por exemplo, oferecendo um tutorial, e esse conteúdo ser de qualidade, ela vai sentir confiança na sua empresa.
Mais pessoas podem conhecer o seu negócio através do conteúdo de qualidade, é assim que você vira referência no seu segmento.
Participe de comunidades da sua área
Em algumas redes sociais, como Facebook, é possível encontrar grupos de diversos segmentos. Vale a pena verificar se sua área está por lá. Dessa forma, você compartilha algum conteúdo ou algumas ideias com o pessoal e cria um relacionamento com esse público.
Entretanto, é preciso atenção. Nada de fazer panfletagem do seu negócio, aqui a forma de divulgar seu negócio é indireta, compartilhando conteúdos interessantes que seu negócio criou ou até mesmo tirando dúvidas de alguns participantes.
Parcerias com influenciadores e empresas
Parcerias são sempre bem-vindas, nela você pode conquistar mais clientes por meio do seu parceiro. Vale a pena fazer parcerias tanto com influenciadores, quanto com outras empresas nas redes sociais.
Nos dois casos, é preciso verificar se o público é o mesmo para os dois perfis e se os valores das empresas são parecidos. No caso do influenciador, algumas características a mais precisam ser verificadas, como o engajamento e a forma de se comunicar com o público.
Incentive o público a divulgar o seu negócio
O marketing boca a boca, um dos mais antigos, também pode acontecer nas redes sociais. Você pode utilizar os seus clientes para divulgar seu negócio na internet.
Ficou em dúvida de como fazer isso? É só lembrá-lo depois de uma compra, fazer um pedido ou lembrete, como “Não se esqueça de marcar a gente depois nas redes sociais e dizer o que achou tá?” ou lembrá-lo de avaliar seu perfil no Google.
Se você ainda não tem um perfil no Google Meu Negócio, veja como criar um clicando aqui.
Posicionamento nas buscas
Quando um cliente quer saber mais sobre algum negócio, geralmente ele recorre às buscas. Por isso, esse é um investimento necessário para divulgar seu negócio na internet.
Para isso, nós vamos te ajudar. Temos o curso “Como usar sites de busca para sua empresa”, que você também pode acessar clicando na aba ao lado, no canto superior da tela, com o nome do curso. Nele, você vai aprender a melhorar sua posição no mundo virtual e utilizar essas ferramentas de forma estratégica.
Agora que você já conhece várias ideias para melhorar sua presença no universo digital, chegou o momento de colocar esses conhecimentos em prática e começar a divulgar o seu negócio. Não deixe de aproveitar todas as vantagens que a internet pode oferecer para o seu empreendimento.
Quer aproveitar mais as ferramentas da internet? O curso “Marketing digital: planejar para vender pela Internet” traz várias dicas incríveis para você usar essa ferramenta a favor do seu negócio.