Lembrado anualmente em 28 de fevereiro, o Dia Internacional de Combate às LER/Dort visa chamar atenção para as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) são doenças que afetam, em geral, os membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços, braços, ombro) relacionados às exigências das tarefas, ambientes físicos e organização do trabalho.

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir essas lesões geradas no trabalho. Os movimentos excessivos, irregulares e intensos geralmente causam dores no sistema musculoesquelético, em especial nos membros superiores. Elas podem gerar doenças como tendinite, tenossinovite e bursite, causadas por alterações nos tendões, articulações, músculos e nervos.

Entre os sintomas de LER/DORT estão a dor crônica no(s) punho(s) e na(s) mão(s), ou formigamento nos dedos ao executar atividades manuais. Outras queixas comuns são desconforto, fadiga, sensação de diminuição de força, falta de firmeza nas mãos e enrijecimento muscular. Caso identifique alguns desses sintomas, procure um médico.

Quem fica muito tempo na mesma posição ou faz o mesmo movimento repetidas vezes no trabalho deve ter intervalos para a ginástica laboral.

Existem alguns exercícios simples que podem ser feitos no local de trabalho que ajudam a prevenir doenças ocupacionais:

  • Flexione as pontas dos dedos com a mão direita estendida, dedos juntos e palma voltada para baixo, force os dedos contra a palma da mão esquerda, mantendo a posição por alguns segundos e solte-os suavemente. Repita com a outra mão.
  • Role os ombros com os braços soltos e as mãos apontando para baixo, execute um movimento giratório para frente e depois para trás, por três vezes.
  • Relaxe os músculos do pescoço; incline a cabeça para a esquerda, para direita, para frente e para trás, sempre mantendo cada posição por alguns segundos.
  • Rotacione os antebraços levantando os braços estirados, com as palmas das mãos voltadas para cima, até a altura dos ombros.
  • Movimente em círculos os punhos com os braços retos e para os lados, girando lentamente as mãos circularmente, trabalhando os punhos.
  • Gire os braços lentamente para dentro até que o dorso das mãos fique de frente um para o outro.
  • Gire os braços novamente, retornando-os à posição inicial.
Compartilhar.

Comentários estão fechados.