Uma data de origem religiosa, o Dia dos Avós é comemorado no Brasil em 26 de julho. O dia também é lembrado em países como Portugal, Espanha e na Itália. Segundo a tradição, a data foi escolhida pela igreja católica para homenagear os pais de Maria e avós de Jesus, chamados de Ana e Joaquim.
Os comerciantes do Circuito das Compras aproveitarão novamente a data para alavancar suas vendas e devem oferecer ofertas especiais que irão atrair consumidores. O Dia dos Avós é parte do calendário sazonal no varejo brasileiros, que a cada ano busca novas formas de aproveitar a ocasião para homenagens aos mais velhos.
Em nota, Ademir de Moraes, presidente da APECC ressaltou que “os avós são pais duas vezes e merecem o reconhecimento pela sua vida e legado. O Dia dos Avós é uma oportunidade para lembrarmos disso e homenagear a cada um deles”.
Entendendo o potencial do Dia dos Avós
No Brasil, nota-se um o envelhecimento da população e o mercado voltado para esse público mostra um potencial de crescimento significativo.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a expectativa de vida dos brasileiros segue aumentando. Desde o início do século XXI a média de uma pessoa no país vivendo no país está na casa dos 70 anos. A projeção feita pelo IBGE é que a média chegue aos 81 anos até 2060.
O aumento na longevidade significa também que há mais avós para serem presentados. Por isso, os lojistas podem, e devem, explorar a data. Prova disso é que algumas campanhas promocionais deste mês destacam a importância dos avós no estabelecimento das famílias.
Estratégias
Assim como acontece em celebrações tradicionais como Dia das Mães e Dia dos Pais, propagandas nas lojas e nas redes sociais são estratégias para lembrar potenciais clientes que está na hora de comprar presentes ou mesmo uma “lembrancinha” para os avós.
No último levantamento do tipo, o Dia dos Avós movimentou mais de R$ 600 milhões de reais na economia do estado em 2020. O ticket médio foi de R$ 116,00. Conforme a Fecomércio, 49,5% das pessoas ouvidas manifestaram intenção de comprar presentes.
Para os lojistas, as campanhas de promoções são uma boa alternativa, uma vez que entender as necessidades daquele público é um passo importante. O diferencial é uma abordagem que faça sentido para os seus clientes.
O mercado brasileiro carece de dados e estudos específicos voltados para a data, mas é possível observar alguns números importantes sobre o período. Uma pesquisa do IFEC-RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises), mostrou que os principais presentes procurados eram:
- Vestuário
- Calçados, bolsas e acessórios
- Joias e bijuterias
- Perfumes e cosméticos
- Smartphones e produtos eletrônicos
- Livros
Como fica evidente, existem diferentes possibilidades para as lojas atraírem clientes, pois são muitas as formas de presentear o vovô ou a vovó.