Brasil e Japão têm, no dia 18 de junho, motivos em comum para celebrarem. A data marca o Dia da Imigração Japonesa no Brasil e se tornou um elo entre as nações.
A cidade de São Paulo (SP) conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. Quem visita o bairro da Liberdade, parte do Circuito das Compras, percebe a influência do Japão no local. Por exemplo, muitas fachadas de lojas são escritas com ideogramas e a arquitetura é tradicionalmente oriental.
O presidente da APECC, Ademir Moraes, destacou: “a história de São Paulo e do Brasil está ligada a dos imigrantes que aqui chegaram. Com certeza os japoneses têm lugar de destaque no Circuito das Compras, pela importância de sua história, como um povo trabalhador e empreendedor. Parabenizamos neta data todos os nativos do Japão que vivem aqui, bem como seus descendentes”.
Atrações culturais e gastronômicas
O bairro da Liberdade é conhecido por receber turistas de todo o mundo, apaixonados pela cultura e tradição orientais. Muitos pontos de comércio cujos donos são japoneses, há destaque para a gastronomia, com diversos restaurantes servindo comida do país do sol nascente.
A principal estação do Metrô do bairro recebe o nome de Liberdade-Japão, em referência à Praça Liberdade África-Japão, um dos marcos do multiculturalismo da cidade. Além disso, datas especiais da tradição japonesa são comemoradas em suas ruas. Até mesmo na tradicional feirinha da Liberdade é possível comprar produtos orientais e desfrutas da gastronomia nipônica.
Outro atrativo cultural é o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Ele possui o maior acervo relacionado à imigração japonesa no país. Funciona de terça a domingo, das 10:00 às 17:00 na rua São Joaquim, 381 – Liberdade.
Para conhecer a programação, visite o site oficial https://www.bunkyo.org.br/br/museu-historico/# ou acompanhe o museu nas redes sociais: https://www.instagram.com/museumhijb/
Sobre a imigração japonesa
Foi em 18 de junho de 1908 – há 116 anos – que chegaram os primeiros imigrantes japoneses, que vieram para trabalhar nas lavouras de café, no estado de São Paulo. Desde então, a comunidade nipônica cresceu.
A Embaixada do Japão no Brasil estima que aproximadamente 2 milhões de japoneses e descendentes, a maior população de origem japonesa fora do Japão, vivam no Brasil. Os números também mostram a quantidade de nativos japoneses no país verde e amarelo: o último levantamento oficial do Censo do IBGE aponta que quase 50 mil japoneses residiam no Brasil. Este dado representava 11,4% do total de estrangeiros que moravam no país em 2010.
A influência da nação nipônica em torno do país tropical se perpetuou e está refletida ainda hoje nas tradições, sabores e saberes do Brasil. Das artes marciais à religião, dos chás e sushis aos mangás (histórias em quadrinhos) e animes (desenhos animados) o Brasil é marcado por essa cultura que influencia vários setores da economia, inclusive o turismo.