O Natal é a principal data do ano para muitas lojas. Além do forte apelo emocional dessa data, há uma busca de presentes para membros da família, amigos e colegas de trabalho.

A expectativa do comércio brasileiro é movimentar cerca de 40 bilhões de reais em 2022, após dois anos onde a pandemia afetou as vendas. Os empreendedores que se preparam sempre têm maiores chances de obter resultados melhores.

A seguir, vamos apresentar 10 dicas para ajudar quem está buscando estratégias para alavancar as vendas neste período e conquistar novos clientes fiéis.

O ideal é que a loja siga o quanto antes o ritmo do mercado, que desde a última semana de novembro vem entrando “no clima” e demonstrando que o período natalino já chegou.

  1. Atendimento personalizado: Em todas as épocas do ano o bom atendimento é um ponto crucial para qualquer negócio. No Natal, o ritmo intenso pode sobrecarregar os vendedores. Por isso, sua equipe precisa estar preparada.
  2. Conheça o perfil do cliente. Cada lojista sabe que tipo de cliente precisa atrair. Um levantamento dos itens mais vendidos no último Natal em sua loja pode ajudar a preparar melhor as vendas deste ano.
  3. Destaque os mais vendidos: A forma de exposição dos produtos influencia muito quem visita uma loja. Por exemplo, quem vende roupas ou sapatos pode vestir os manequins com as peças que saem muito.
  4. Deixe as ofertas visíveis: Quem passa pela sua vitrine ou mostruário precisa ver algo que chame a atenção. Uma dica é colocar os avisos de preço com números grandes junto à palavra “desconto” ou “oferta”.  Se foro o caso, destaque as condições de parcelamento facilitado e serviço de entrega.
  5. Capriche na vitrine ou mostruário: Quanto mais itens expostos, maior a atração do interesse dos clientes. Invista na decoração da loja como um todo para apresentar um diferencial que remeta ao Natal.
  6. Cuidado com o estoque. Deixar de fazer uma venda por falta de estoque é uma experiência negativa tanto para o lojista quanto para o consumidor. Prepare-se com antecedência e reponha, assim que possível, aquelas mercadorias que estão saindo mais rapidamente.
  7. Monte kits promocionais Oferecer vários itens por um preço é uma estratégia de vendas que pode dar grandes resultados, pois o cliente pode estar buscando um produto e acabar levando 2 ou 3 se o preço é convidativo.
  8. Crie um banco de dados: Aproveite o maior fluxo de clientes para pegar contatos e montar um banco de dados que pode ser utilizado em outras ocasiões. Uma alternativa é realizar um sorteio onde, para participar, o cliente precisa fornecer e-mail ou telefone.
  9. Invista no virtual: Ofereça seus produtos nas redes sociais e pelo WhatsApp. Apresentar dicas de presente para amigo oculto ou brindes para empresas pode ser uma boa opção para vendas natalinas.
  10. Facilite a entrega:  Como é uma época onde as pessoas estão atarefadas acima da média, com preparativos em casa e fechamento de ano nas empresas, ofereça opções de compra pelo celular e retirada na loja ou delivery. A comodidade da compra pode ser um fator decisivo na hora de fechar uma venda.

 

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